sábado, 11 de junho de 2022

SÍNDROME DE BURNOUT - ATENÇÃO

 

burnout, esgotamento cansaço exaustão

SÍNDROME DE BURNOUT

Vamos de artigo de ALERTA, que na ansiedade de querer crescer profissionalmente tanto no convencional, grande ou pequena empresa, e até chamar a atenção aos nossos princípios da comunidade Alex paixão inspiração, que focamos nas várias formas de se trabalhar em casa (home-office, freelancer, proofreading job, marketing de afiliado... “sem esquecer do lazer”). Aqui um artigo não complexo em termos técnicos e científico, mas um artigo de grande impacto para conseguirmos ter atenção ir ao sucesso profissional sem se desgastar, mas antes do nosso bate papo sobre “burnout”.

E porque falar de desgaste se nosso foco é o sucesso profissional, rotinas produtivas, criatividade, inspiração, motivação, lazer...!?

Se você se questionou isso, pois acompanha nosso blog e comunidade e sabe dos nossos objetivos (blog – quem somos).

Mas antes de todo nossa preparação/ planejamento passa também pelos pontos negativos e nesse processo nos deparamos com essa expressão “BURNOUT” e mais do que justo colocar esse alerta para nossa partilha de troca de experiencias ser o mais completo possível. Pois tal síndrome de burnout pode acontecer com qualquer pessoa.

AFINAL O QUE É “BURNOUT”

Se compreendeu a nossa introdução deste artigo percebeu que estamos falando de um desgaste físico/psicológico de um trabalhador.

O burnout significa queimar até o fim, podemos dizer também um esgotamento, exaustão extrema, stress, cansaço.

Profissionais que passam por grandes pressões no trabalho como por exemplo: médicos, bombeiros, professores e outros várias profissões.

E aqui não descuidar do trabalho home-office, pois não é por trabalhar sozinho em casa que o trabalho simples pode se tornar um pesadelo e os objetivos de fazer seu horário de trabalho. Você virar escravo de si mesmo e gerar exaustão extrema, nível muito elevado de estresse, você próprio se sobrecarregar de várias horas de trabalho.

COMO SE PREVENIR

Toda grande responsabilidade pode gerar o burnout pois consequentemente afetara o emocional, então como dissemos qualquer profissional pode estar sujeito. Se está em um ambiente/ nicho competitivo, as metas diárias são extremas para uma equipe pequena, exigências contraditórias (também falo de fornecedores e não só clientes e chefias), má gestão (principalmente se trabalha home-office), e muitas outras situações nesse sentido negativo.

Então tente perceber alteração emocional, física, cognitiva. Procure ajuda de um amigo mais próximo e não desvalorize seu médico e psicólogo que pode te auxiliar em um tratamento eficaz.

VOCÊ PODE TER UMA VIDA PROFÍSSIONAL MAIS AGRADÁVEL!

motivação, inspiração, paixão alex


Planejamento da sua vida profissional é muito importante o detalhe e incluir no seu horário um tempo para lazer. Tenha uma rotina, MAS uma rotina produtiva e agradável, pensamos em rotina como algo “engessado” mais não precisa ser sempre assim.

Sair da rotina as vezes e virar uma rotina produtiva e criativa.

Desperte seu lado aventureiro, tente aprender um Hobbie novo, cuide do seu bem-estar, aproveite seu dia de folga ou férias para descansar, leia um bom livro, faça caminhadas... Faça o que te faz prazer, tenha paixão pelo seu trabalho, encontre suas inspirações e seja você motivação.

Espero ter ajudado, pois na correria do dia a dia esquecemos de nos cuidar. E burnout pode ser apenas uma ponta do problema e sem tratamento, pode causar outras como síndrome do pânico, depressão...

Aqui é nosso bate papo Alex paixão inspiração para aprendermos juntos e crescermos e partilhar novas experiencias do básico.

acredite no seu potencial alex paixão inspiração


Neste tema de síndrome mantenha-se sempre em alerta e se quiser contribuir com algum comentário que pode ajudar nossos amigos e leitores fique à vontade.  

Fique atento, se cuide e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário