quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

TIPOS DE TRABALHO EM PORTUGAL

 

trabalhadores em Portugal, pintor, agricultor, mestre de obras, eletricista, canalizador, agricultor

Dica de alguns tipos de trabalho em Portugal


Aqui minha pequena partilha de tipos de trabalhos simples/comuns em Portugal. Existe várias outras opções de trabalho em Portugal, mas aqui vou dizer um pouco que vivenciei e foram de grande valor o aprendizado de alguns trabalhos mais comuns. Esse pequeno artigo é mais um informativo para quem pensa em morar em Portugal, está com visto em dias e de momento não sabe sobre e nem como se trabalha por cá.

Artigo voltado para pessoas que chegam sem suas certificações profissionais válidas aqui em Portugal e que já possuam o título de residência, visto para trabalho ou no mínimo os documentos básicos (NIF e NISS: número de identificação da segurança social) e buscam trabalhos mais simples até conseguir fazer todo o processo de legalização de certificados e diplomas profissional!

botão em forma da bandeira de Portugal


1-Uma grande demanda de profissional é na construção civil, muita vaga para servente de obras em Portugal (limpeza do local das obras, arrumação de ferramentas, transportar funcionários “se tiveres carta de condução”, trabalhos braçal: quebrar contra piso, arrancar azulejos, carregar entulho, em casos de rachaduras nas paredes fazer leves rachas para colocar betume/preenchimento, preparar areia e cimento na betoneira, preparar betonilha e todo tipo de auxílio nas obras e com experiência começa a ter mais responsabilidades a ficar sozinho em obras menores, para executar sozinho). Um servente sempre terá formação do pedreiro ou mestre de obras e com o passar do tempo mais funções e responsabilidades serão dadas.

2-Pintor prédios em Portugal, apartamentos e casas. Um pintor sempre terá uma boa trincha “pincel”, rolo, claro que muitas vezes em locais mais distantes de lojas de construção tem que se virar com o que tens em mãos, um pintor normalmente deve sempre carregar panos para limpar respingos e as mãos, e pequenos potes para fazer os recortes, material para proteção como plásticos, papel, alcatifas para proteger piso ou moveis de respingos de tintas. Escadotes “escadas” pequenos e grandes, normalmente as obras não são enormes, mas mesmos assim tem que se levar os andaimes e montá-los no local. Para quem é um funcionário no início não se preocupe em comprar a tinta pois sempre o patrão irá combinar com o cliente. Com o passar do tempo e conhecer melhor os fabricantes de tinta e se for da sua capacidade, se seu patrão tiver confiança em ti, futuramente você será o responsável por combinar com o cliente o melhor material e tinta a ser usado.

3-Funcionários para agricultura em Portugal. (preparação da terra, condutor de máquinas agrícolas se tiver certificação válida, arrumação da irrigação, plantar, colheita de legumes e frutas) precauções: mesmo sendo um clima logo de manhã frio na parte da tarde se preocupar com a pele então usar protetor solar, chapéu, óculos e luvas extras. Água e alimentação sempre combinar com o patrão como será, pois, os locais de trabalho são mais afastados das cidades.

4-Limpeza florestal e de relva em Portugal com roçadeiras (beira de alto estrada, vias publicas e limpeza de grandes áreas para contenção de futuras queimadas) normalmente terá sua formação em pouco tempo se pega a prática, equipamentos de segurança e anti impacto “roupa/macacão, caneleiras, botas anti corte e biqueiras de aço, capacete com viseira e luvas apropriadas” e outros artigos se necessário. Trabalhará com uma máquina roçadeira portátil com disco de corte ou linha/fio dependendo da situação do terreno. Dentro da equipe também terá uma pessoa com soprador para ajuntar folhas e gramas mais leves para ser retirados da beira da estrada, alguns dos funcionários se tiver formação usará motosserra para cortar galhos que podem obstruir placas de sinalização nas estradas ou até cortar uma arvore que está morta e prestes a cair na via pública. Ah empresas que possuam pequenos guindastes com plataformas para cortar grandes arvores e outras que possuem carrinhos de roçadeiras para uma grande área que tenha gramado.

5-Operadores de armazém em Portugal (distribuidoras de carne, alimentos em geral e outros produtos). Embalagem, manuseio de equipamentos se necessário, movimentação de mercadoria com porta palete manual, mota elétrica ou empilhadeira elétrica se tiver certificação, recebimento de mercadoria picking/expedição.

Algumas profissões que vejo muita procura:

-Mecânico de automóveis

-Nas regiões de litoral à muito oferta no setor de hotelaria, restauração e estética!

-Repositor de mercadorias

-Posso dizer que qualquer profissional na área de construção (canalizador, eletricista, soldador, serralheiro, marceneiro, profissional montador de pladur e principalmente pedreiro) tem muita falta de mão de obra e à muita procura por bons profissionais.

Tipos de trabalhos para as mulheres em Portugal

- Para as mulheres além da agricultura, operador de armazém e repositores de mercadorias, hotelaria, restauração e estética que já comentamos, à muita procura para cuidadores de idosos e operadoras de limpeza (escadarias de prédios e elevadores, e todo tipo de estabelecimento comércio/público e casas particulares), além de operadores de caixa e atendimento ao público em comércio. 

Para concluir sobre os tipos de trabalhos em Portugal e sobre suas expectativas

Tenho outras habilidades profissionais mais essas funções acima (tópico 1,2,3,4 e 5) foi meu ganha pão, pois assim paguei minhas contas, me adaptei com o clima, costumes e conheci muita gente boa aprendi sobre questões trabalhistas que se de cara chegasse e se fosse abrir minha nem que pequena empresa, passaria por muita dificuldade.

Essa foi a minha realidade espero que sua experiência em Portugal seja muito melhor!

Espero ter te ajudado a esclarecer um pouco sobre esses tipos de trabalhos simples/comuns em Portugal, sou muito grato ao aprendizado que tive e se tiver novas oportunidades pessoais irei postar aqui no blog, quer saber mais sobre mim me procure nas minhas redes sociais.

Até logo, tenha um bom dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário