sábado, 5 de fevereiro de 2022

O QUE É TÉCNICA VOCAL

 

aluno de técnica vocal cantando no microfone condensador

O que é técnica vocal para iniciantes

Uma explicação simplificada para você que busca se aperfeiçoar ou é totalmente leigo no assunto e está interessado em praticar a técnica vocal. 

"Observação: a técnica vocal faz parte da aula de canto"

 A técnica vocal é um trabalho auditivo pois durante a aula ouvirá notas para cantar, ser preciso e afinado na execução!

Também é muscular praticamente sua academia para trabalhar musculaturas internas, como “diafragma” e intercostais, alguns músculos da laringe e dando apoio para as pregas vocais!

Seu instrumento em si é todo seu aparelho respiratório é sempre bom ter essa consciência!

Também uma arte cénica e interpretativa corporal, para poder explorar o máximo de cada canção!

Sem esquecer do principal da respiração “trabalhar o fluxo do ar”!

Falando para um cantor de fim de semana que faz algumas apresentações ou um cantor profissional tanto popular como um cantor de igreja que na minha opinião são cantores muito dedicados e por experiência “sei que vão ser a maioria dos leitores”.

Vamos lá se não tem tempo para entrar em um curso completo, acredito que o certo é buscar um curso livre de canto ou professor particular de canto/técnica vocal.

 “NUNCA FAÇA EXERCÍCIOS DE TÉCNICA VOCAL ASSISTINDO VIDEO AULAS SEM VOCÊ NUNCA TER FEITO AULA POR ALGUNS MESES OU UM ANO COM UM PROFESSOR PRESENCIAL!”

(ou procure um bom professor e uma plataforma com aulas online com marcação e videochamadas)

Vá para a aula com um pequeno repertório ou no mínimo uma música para apresentar para o professor.

Uma estrutura básica da aula: trabalho de relaxamento corporal para tirar qualquer tensão (pois se não sabe, para o canto muitos músculos são trabalhados. E a tensão muscular atrapalha no resultado final)

Exercício com os articuladores (lábio e língua) “vibração alguns exercícios com subida de tom”

Exercício de respiração (ex: inspira e soltar em sss… colocando certas doses de ar no pulmão e trabalhando o diafragma como apoio)

“é apenas uma breve explicação e não o exercício em si”

gato cantor fazendo exercício de técnica vocal


Exercício com escalas, não se assuste se não sabe nada sobre notas musicais todo professor tem uma forma criativa e especifica de ensinar. No início é muito estranho para atingir notas empostação afinação, exercícios sempre com mudança de tom, como uma aula de técnica vocal é bem dinâmica/prática você se diverte muito na aula.

Depois de toda musculatura, articuladores e respiração trabalhada (voz aquecida) trabalhamos a música, é interessante você levar seu repertório, pois, o progresso será mais rápido. Dependendo da aula trechos da canção pode ser feita durante a aula para ir corrigindo!

Mas se tiver aberto a opiniões, depois do professor conhecer melhor seu tom e voz poderá te indicar pequenos trechos de músicas para potencializar como cantor.

Quanto mais praticar, melhor ficará.

E por fim seja bem-vindo cantor e bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário