quarta-feira, 30 de março de 2022

Campo harmônico para iniciantes

 

Alex Paixão estudando e formando o campo harmônico

Como é construído o campo harmônico para iniciantes

Noções básicas para desmitificar sobre o campo harmônico. Vamos aqui bater um papo com os iniciantes ou além, também falo aqui para aqueles mais antenados que antes mesmo de buscar fazer aulas está nas pesquisas sobre música e principalmente sobre o campo harmônico que já ouviu falar que é um assunto muito importante!

 Vamos pontuar os instrumentistas/músicos que com instrumento (ex:  cordas ou teclas ou outro instrumento que pressionando 2 ou mais notas que pegamos de uma determinada escala) para você formar um acorde – são notas tocadas simultaneamente.

Então antes mesmo de você pensar em formar o campo harmônico, você precisa saber formar os ACORDES que tem sua base nas ESCALAS. Vamos dizer que os acordes são jogadores (individuais, mas do mesmo time) e o campo harmônico é um time completo.

Partitura e a rosa


Então dentro de uma escala de notas, formo os acordes para formar o CAMPO HARMONICO.

“nesse jogo com o campo harmônico podemos jogar/tocar com 2 ou mais jogadores”

Voltando para um pouco dos “termos” musicais vamos dar exemplo com a tonalidade de (DÓ) que se você estuda com cifras é simbolizado pelo (C).

São várias variações do campo harmónico, mas aqui é um assunto para os iniciantes de música vamos formar o campo harmónico de (DÓ = C)

Campo harmónico de DÓ é formado pelos acordes:

C – Dm – Em – F – G – Am – Bº

Então se está estudando uma música ou alguém pede para tocar na tonalidade de DÓ são esses os acordes no exemplo acima que poderão aparecer na música.

E se mudar de tom?

Para o tom de RÉ tem seu time/ campo harmônico (assunto para outro artigo…)

Para o tom de MI tem seu time/ campo harmônico…

Para o tom de FÁ tem seu time/ campo harmônico…

Para o tom de SOL tem seu time/ campo harmônico…

Para o tom de LÁ tem seu time/ campo harmônico…

Para o tom de SI tem seu time/ campo harmônico…

Para iniciar estude bem esses campos harmônicos, posteriormente você vai ter que enfrentar o time dos SUSTENIDOS que é simbolizado pelo (#).

“Obs.: não se esqueça das notas também são importantes no seu estudo com as escalas para formar os acordes e também para conseguir futuramente desenvolver nos solos”.

Lembre-se que com desenvolvimento na vida musical terá muitas tonalidades complexas, pois cada composição tanto para coral, banda, orquestra ou grupo de barzinho precisa de uma determinada tonalidade para uma determinada música!

Espero ter ajudado com essa dica simples para te incentivar a estudar escalas, acordes e de como é formado o campo harmónico, em breve nos próximos artigos vamos introduzir mais termos técnicos e formar o campo harmónico através de teoria, sem deixar de ser agradável nosso estudo!

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário